Shows, exposição artística e alvorada de fogos serão algumas das atividades da programação comemorativa ao Dia do Cabralzinho, no município de Amapá, a 302 quilômetros de Macapá. A festividade celebra o novo feriado estadual, instituído em 2017 por lei, celebrado no dia 15 de maio. Ao todo serão três dias de programação na cidade.
No dia 13 de maio, a partir das 19h, a programação inicia com exposição de artesanato de artistas locais. Em seguida haverá um circuito musical, com a presença de Djs e shows do grupo local Badu e CIA e da cantora Josi Santos. Toda a programação musical acontecerá na praça Cabralzinho.
No dia 14, a programação começa a partir das 19h, com show gospel de Sayme Ramos. Na sequência ocorrem as apresentações das cantoras Dani Li e Taty Taylor.
A festa será concluída no dia 15, data que é celebrado o Dia de Cabralzinho. A programação inicia às 5h30 com a alvorada, que terá a participação de alunos da escola Maria do Céu.
A partir das 8h acontecem as atividades cívicas, com hasteamento de bandeiras, discursos e apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros. Terá também apresentação teatral sobre o homenageado.
A programação segue até às 15h, com a final da Copa Cabralzinho de futebol amador, na arena da praça que dá nome a competição. A última parte da festa acontece a partir das 19h, com shows do Dj Bruno Mix, Rogério e CIA, e da banda AR-15.
Para o prefeito da cidade, Carlos Sampaio, Cabralzinho é um dos grandes heróis do país e merece o reconhecimento. Ele ressalta que os estudantes do ensino municipal estudam a história da cidade, em que Cabralzinho teve grande importância.
"Como munícipe do Amapá, fico feliz pelo reconhecimento desse que é um homem que lutou pelo país. Essa data reforça algo que as crianças da escola do munícipio estão aprendendo, que é nossa história e dos nomes que construíram o estado, entre eles, o Cabralzinho", contou.
História
Em 1895, quando o Amapá formava a região do Contestado Franco-Brasileiro, e era considerada a capital do território, a briga pelas terras ricas em ouro fomentou a disputa entre Brasil e França, e a cidade virou o palco da batalha, que tinha à frente Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho.
Com a vitória dos brasileiros, em 1900 foi assinado o Laudo Suíço, que confirmou o rio Oiapoque como fronteira entre o Brasil e França, ficando a antiga Capitania do Cabo Norte como território brasileiro. Um ano depois, em 1901, a Lei nº 798, de 22 de outubro, criou o município de Amapá.
Programação
Dia 13 de maio Local: Praça Cabralzinho 19h – Exposição de artesanato 20h – Djs Hugo Monteiro e Portilho 21h – Badu e CIA 23h – Josi Santos
Dia 14 de maio Local: Praça Cabralzinho 19h – Show gospel com Sayme Ramos 22h – Dani Li 0h – Taty Taylor
Dia 15 de maio 5h – Alvorada com a presença de alunos da escola Maria do Céu Local: Circuito da cidade
8h – atividades cívicas e peça teatral sobre o Cabralzinho Local: Câmara Municipal
15h – Final da Copa Cabralzinho de futebol amador Local: Arena da praça Cabralzinho
19h – Dj Bruno Mix 21h – Rogério e CIA 19h – Banda AR-15 Local: Arena da praça Cabralzinho
Comentarios