Brasão do Municipio de Amapá
O Brasão municipal está constituído de um retângulo adicionado a arcos ogivais, com as cores na mesma disposição da Bandeira Municipal e na mesma descrição. É adicionada a inscrição municipal na faixa vermelha, bem como a data de emancipação do município, 22/10/1901, a qual tem início na lâmina da espada, finalizando no cabo da enxada.
O brasão possui a seguinte simbologia:
- Na faixa amarela como componentes: uma enxada, ferramenta típica dos plantadores de mandioca que hoje se destaca na economia do Município.
- Na faixa verde: um timão representando os pescadores, que com seus sacrifícios e coragem fazem do pescador outro destaque econômico do Município; e uma espada, símbolo do heroísmo de civismo de Cabralzinho. Na parte central do timão, há uma circunferência vermelha envolta por um anel branco e uma ave branca no centro da circunferência.
O branco também faz parte do brasão, simbolizando a paz e a deliberada vocação de um povo pela vida em harmonia de seus vizinhos e o poder legalmente constituído. Além disso, o branco simboliza a Santíssima Trindade.
Concepção artística da bandeira e brasão: Acir Carlos Prado.
Historiador: João Ataíde Santa
Licenciado em História e Pós-Graduado em História Indígena e Africana, Assessor de Comunicação.
Fonte: Lei Municipal 065/89-PMA.