Governador Waldez recebe comitiva do município de Amapá

Iluminação pública, Polo da UEAP, turismo, fornecimento de água, educação, acesso, foram alguns dos assuntos da pauta do prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, com o governador Waldez Góes, na última sexta-feira, 2. Os assuntos relacionados ao município foram tratadas também com os vereadores Iva Santos, Tonhão, Kelley Lobato, pastor Diego, ex-vereador Josimar Maracá; secretárias de Educação Nazaré Sucupira, e de Assistência Social, Dayse Marques; assessores jurídicos Willem Cássio e Evanderson Mafra, que formaram a comitiva municipal. O governador se comprometeu em avançar na solução dos problemas apresentados.

O distrito de Sucuriju, localizado na Costa do Atlântico, foi apresentado pelo prefeito Carlos Sampaio como o que mais acumula dificuldades estruturais, apesar da grande repercussão alcançada com a divulgação da nova rota da pororoca. A precariedade no fornecimento de energia e água, por decadência de equipamentos, carência de postes e cisterna para água potável, e falta de professores, de acordo com o prefeito Carlos, inviabiliza a assistência básica para moradores e para receber turistas. O prefeito solicitou ainda, a reforma nas passarelas do distrito e das vilas Paratur e Araquiçaua. “Atualmente está difícil viver na vila do Sucuriju, apesar de todos os atrativos naturais, por isso estamos aqui, em busca de parcerias”, disse o prefeito.

Outro ponto tratado foi o Polo da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), que será instalado no anexo da escola estadual Vidal de Negreiros, que o GEA fará a reforma. O prefeito reforçou a necessidade da assinatura do Termo do Cooperação Técnica, programada para este mês de junho, entre a Prefeitura e a UEAP, para que ainda no segundo semestre deste ano, sejam oferecidas 60 vagas para o curso de Matemática na modalidade presencial. “A secretária de Educação, Nazaré Sucupira, junto com sua equipe, está se empenhando junto à Universidade. Este ato é de extrema importância para o município, por isso pedimos ao governador Waldez Góes e ao reitor Perceu Aparício, que ainda em junho o Termo seja assinado”, disse o prefeito.

A ponte sobre o rio Meruoca e o acesso à Base Aérea também foram debatidos durante a reunião, e o prefeito falou das localidades onde os carros têm dificuldades para entrar e pegar alunos para irem à escola. O prefeito explicou que a ponte de concreto armado já está licitada, mais precisa reformar a de madeira, para facilitar o acesso das comunidades de Cajueira, Base Aérea ao Calafate e ao município de Calçoene. O governador Waldez informou que os reparos estão garantidos junto à Secretaria de Transportes (Setrap), assim como o asfaltamento de vias.

Sobre a carência de professores, o governador Waldez Góes afirmou que em junho o Regime de Colaboração na área de magistério irá amenizar o problema. “Estas medidas são compromisso assumidos, e em julho iremos inaugurar a praça Cabralzinho, que está em obras, e no mês de agosto, vamos dar início às aulas entregando a escola Maria do Céu. Só peço que façamos um pacto, com os gestores e população, para que mantenham os espaços públicos e evitem a depredação”, disse o governador.

Municipalização da Iluminação Pública

A municipalização da iluminação pública também entrou na pauta, e o governador entrou em contato e o diretor de Planejamento da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Rodolfo Torres, que recebeu a comitiva na mesma manhã. O prefeito Carlos Sampaio disse estar disposto a iniciar o processo de transição do Parque de Iluminação. O diretor se comprometeu em auxiliar para que o município institua o Sistema de Iluminação Pública (SIP), com base nos município que já fizeram, e o prefeito irá formar a Comissão de Trabalho para dar encaminhamento ao processo de transferência.